
Cirurgia do aparelho digestivo

Cirurgias do Aparelho Digestivo
O aparelho digestivo, é composto por um conjunto de órgãos e anexos que têm por função a realização da digestão e absorção dos alimentos.
É composto pela Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino Delgado (Duodeno, Jejuno e Íleo), Apêndice cecal, Intestino Grosso (Cólon, Reto) e Ânus. Tendo como órgãos anexos o Fígado, a Vesícula Biliar e o Pâncreas.
O Cirurgião do Aparelho Digestivo é o médico que opera as estruturas desse Sistema. Vale destacar que as cirurgias do aparelho digestivo abrangem o tratamento de uma variedade de patologias que se diferem conforme o segmento ou o órgão a ser abordado. Exigindo assim que o cirurgião possua um treinamento cirúrgico amplo para atuar especificamente em cada órgão do Sistema Digestório.
Atualmente as cirurgias do aparelho digestivo podem ser realizadas através da laparotomia (acesso cirúrgico da cavidade abdominal feita por cortes e manuseio por visão direta); ou laparoscopia (quando é feita por pequenas punções e a visualização feita por micro câmera e manuseio com pinças próprias).
A laparoscópica além de ter a vantagem estética, causa menos dor, agride menos o organismo e exige menos gastos de energia por parte do paciente, o que torna a recuperação mais rápida e tranquila. Com a evolução dos equipamentos, podemos visualizar as estruturas de maneira mais clara e atuarmos sobre elas de modo muito mais segura.
OBS: Somente um profissional treinado é capaz de decidir entre cirurgia aberta (laparotomia) ou laparoscopia.
Cirurgias mais realizadas:
-Laparoscopia Diagnósticas: Estudo da cavidade abdominal
-Colicistectomia: Retirada da vesícula biliar por vídeo laparoscopia.
-Apendicectomia: Retirada do apêndice por vídeo laparoscopia..
-Hernioplastia: Tratamento de hernia inguinal, umbilical, incisional por via convencional e laparoscópica.