top of page

Cirurgia de Câncer

Câncer no Aparelho Digestivo

Os tumores se dividem em benignos e malignos conforme seu comportamento clínico. Os tumores benignos não são capazes de se disseminar para outras regiões, enquanto os malignos podem enviar metástases para outros órgãos como linfonodos, fígado, ovários, peritôneo, pulmão e etc.

Estômago  -   Os sintomas iniciais destes tumores podem ser bastante inespecíficos, e eventualmente se assemelhar a um quadro simples de gastrite. 
Os pacientes se queixam de dor epigástrica ("dor no estômago"), sensação de empachamento e náuseas. Essa semelhança com doenças benignas leva muitas vezes ao diagnóstico tardio da doença, uma vez que a Endoscopia Digestiva é muitas vezes postergada, especialmente em pacientes jovens. 
Em alguns casos, pacientes que tem tumores mais altos podem se queixar de dificuldade de deglutição e refluxo ácido. Quando a neoplasia se encontra em estágios mais avançados, pode ocorrer perda de peso importante, vômitos e aumento do volume do abdome pela presença de líquido em seu interior (ascite).

Esôfago   -    Na sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta sinais. Porém, com o progresso da doença, alguns sintomas são característicos, como dificuldade ou dor ao engolir, dor retroesternal (atrás do osso do meio do peito), dor torácica, sensação de obstrução à passagem do alimento, náuseas, vômitos e perda do apetite.

   

Pâncreas   -   Na maioria dos pacientes portadores de câncer de pâncreas o quadro clínico é inespecífico. Podendo apresentar-se com icterícia (coloração amarelada da pele, nos tumores que acometem a região da cabeça do órgão; associado a presença de urina escurecida (colúria) e fezes esbranquiçadas (hipocolia fecal), dor abdominal mal localizada podendo irradiar-se para as costas, associada à perda de peso. 

Fígado   -   O Câncer de Fígado, mais comumente encontrada em pacientes cirróticos, é pouco sintomática nas fases iniciais e quando os principais sintomas aparecem, já indicam doença em fase avançada. incluindo dor, perda de peso, aumento do volume abdominal (acúmulo de líquido dentro do abdômen – ascite) e icterícia (coloração amarelada dos olhos e da pele pelo acúmulo de bilirrubina no organismo).

Vesícula  e Vias biliares   -   Os sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar geralmente só estão presentes quando a doença já está em estágio avançado, mas em alguns casos podem levar a um diagnóstico precoce, quando o tratamento pode ser mais eficaz. Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de vesícula biliar são:

  • Dor Abdominal. Na maioria das vezes essa dor está localizada na parte superior direita do abdômen;

  • Náuseas e Vômitos; 

  • Icterícia - uma condição que dá uma cor amarelada à pele e à parte branca dos olhos;

  • Dilatação da Vesícula Biliar. A vesícula biliar aumentada pode ser sentida pelo médico durante um exame físico ou visualizada por exames de imagem;

Intestino grosso  -  Somente à medida que o tumor progride é que os sintomas tornam-se mais frequentes.

As queixas mais comuns são:

  • Alteração do ritmo intestinal;

  • Dores abdominais;

  • Presença de sangue nas fezes;

  • Dor ao evacuar.

A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento do câncer colorretal.

Câncer de ovário

O câncer de ovário é um dos cinco tipos de câncer que acometem os órgãos sexuais das mulheres. Os outros são colo de útero, vagina, vulva e endométrio.

Os ovários apresentam um grande potencial para formação de tumores benignos e malignos devido à sua complexa embriologia e as diferentes estruturas histológicas que o compõem. Dai ser o órgão com a maior variedade de tipos tumorais.

É importante ressaltar que o aparecimento de cistos no ovário não costuma ter relação com câncer de ovário. 

Os sintomas são comuns a várias doenças e podem ser confundidos com outros problemas.

Entre eles estão:

  • Dor abdominal ou na região pélvica;

  • Aumento de volume abdominal;

  • Azia;

  • Aumento da frequência urinária;

  • Dor lombar (dor nas costas);

  • Prisão de ventre;

  • Náusea;

  • Sangramento.

Câncer do Tecido Conjuntivo

Também conhecido como Sarcomas de Partes Moles. 

Na maioria das vezes aparece como uma nodulação abaixo da pele acometendo músculos e tecido subcutâneo, podendo localizar-se em qualquer parte do corpo.

Na maioria das vezes, os tumores são indolores, principalmente em sua fase inicial.

Uma de suas principais características é que crescem relativamente rápido e podem atingir grandes dimensões.

Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos de câncer. 

Há dois tipos básicos de câncer de pele, os não-melanoma  (geralmente das células basais ou de células escamosas), e os melanomas, que têm origem nos melanócitos (células produtoras de melanina).

Por ser um câncer que compromete inicialmente a pele, o diagnóstico precoce pode ser feito na maioria dos casos apenas com exame físico, havendo suspeita é indicado a biopsia.

Após o diagnóstico, a cirurgia é, na maioria das vezes, o melhor tratamento para o câncer de pele, tendo os melhores índices de cura com baixo risco de recidiva.

A escolha por tratamentos não cirúrgicos é indicado quando o paciente não tiver condições médicas para ser submetido ao tratamento cirúrgico.

Na cirurgia remove-se o tumor mais uma margem de segurança de pele sadia.  

São sinais característicos do câncer de pele:

  • Lesão em forma de nódulo de coloração rósea, avermelhada ou escura, de crescimento lento, porém progressivo;

  • Qualquer pinta na pele de crescimento progressivo, que apresente prurido (coceira), sangramento freqüente, ou mudança nas suas características (coloração, tamanho, consistência, etc.);

  • Qualquer ferida que não cicatrize espontaneamente em 4 semanas;

  • Qualquer mancha de nascimento que mude de cor, espessura, ou tamanho;

Atenção: A informação existente neste portal pretende orientar o paciente mas não substitui a consulta médica.
Por isso qualquer dúvida entre em contato e marque uma consulta. Será um prazer atendê-los.

Rua Santa Rita Durão, 20, Sl. 708 - Belo Horizonte/MG

Tel: +55 (31) 2552 4823

  • White Google+ Icon
bottom of page